Governo prolonga proibição de queimadas em dez distritos

Proibição será prolongada até quinta-feira

O Governo prolongou esta terça-feira a proibição de queimadas até quinta-feira em dez distritos do país. Em causa está o risco elevado de incêndio.

De acordo com um despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, a proibição de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração vai manter-se nos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.

Em comunicado, o Governo justifica a decisão com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 48 horas e ainda com o aviso à população da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) sobre o perigo de incêndio rural, bem como o comunicado técnico – operacional desta autoridade que determina o prolongamento do Estado de Alerta Especial Amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais naqueles distritos até às 23h59 do dia 16 de maio, quinta-feira.