Soldado nos cuidados intensivos devido a golpe de calor durante prova

Exército já abriu um processo de averiguações

Um soldado do Exército foi internado no final da tarde desta terça-feira, na sequência de um golpe de calor durante uma formação no Campo Militar de Santa Margarida.

De acordo com a notícia avançada pelo jornal Público, que cita a porta-voz do Exército, major Elisabete Silva, o soldado encontra-se internado nos cuidados intensivos do hospital de Abrantes.

O mesmo jornal escreve ainda que tudo aconteceu durante uma prova topográfica de nove quilómetros da escola de cabos. Antes de ser transportado pata o hospital de Abrantes numa ambulância VMER, o soldado recebeu apoio médico no centro de Saúde de Tancos/Santa Margarida.

 “Está neste momento nos cuidados intensivos do hospital de Abrantes, com um golpe de calor. Está em avaliação. Estão a fazer exames complementares de diagnóstico. E está numa fase inicial de tratamento”, disse Elisabete Silva, citada pelo Público, acrescentando ainda que foi garantida hidratação durante a prova.

“Havia três apoios fixos de água ao longo do percurso de nove quilómetros”, frisou.

Segundo a porta-voz, o militar utilizava equipamento ligeiro e não de combate. “Sem mochila e sem capacete. Cada um tinha um cantil. Cada parelha tinha ainda um telemóvel para acionar caso acontecesse algo”.

Foi aberto um processo de averiguações para apurar o sucedido.

O Exército disponibilizou ainda meios para a família da vítima ficar instalada no Campo de Santa Margarida.