“A sua pele é preciosa!”: duas mil pessoas podem usufruir de rastreios gratuitos de cancro de pele

Alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que pode originar na pele são os dois grandes objetivos da celebração do Dia do Euromelanoma, em Portugal, este ano.

Esta quarta-feira celebra-se o Dia do Euromelanoma, isto é, o Dia dos Cancros da Pele assinalado em mais de 30 países europeus. Para celebrar esta data, mais de 45 serviços de dermatologia portugueses realizarão rastreios de cancro de pele gratuitos.

O cancro da pele é o mais comum do mundo. É normalmente causado pela exposição excessiva aos raios ultravioleta. Em Portugal, surgem 12 mil casos novos por ano: mil são melanomas que provocam 250 mortes.

Os melanomas correspondem a entre 05 a 10% de todos os cancros de pele, mas constituem três quartos das mortes registadas anualmente no país. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, morrem todos os meses cerca de 22 pessoas com melanoma avançado.

Segundo o Registo Oncológico Regional (ROR), a incidência de melanoma em Portugal é de 6-8 casos/100 mil habitantes, sendo esta incidência semelhante à verificada nos países do sul da Europa, como Espanha e Itália.

“A luta contra os cancros da pele… começa na tua cabeça!” é um dos slogans da iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, com o apoio da Direção-Geral da Saúde e da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia.

Veja aqui os locais onde pode fazer o rastreio gratuito.