As batas mais fortes: revista de Barcelona leva o futebol até às crianças hospitalizadas

Publicação espanhola decidiu que “as batas verdes são aborrecidas” e quer que as crianças hospitalizadas possam vestir as camisolas dos seus clubes de eleição.

Transformar t-shirts oficiais de clubes em batas de hospital é o objetivo da revista espanhola Panenka. Com a crença de que o futebol “além de ser um mero entretenimento de 90 minutos, pode ser uma ferramenta ininterrupta para ajudar a construir uma sociedade um pouco melhor”, a publicação pretende tornar o mundo das crianças hospitalizadas mais colorido.

A ideia original foi de Diego Lauton, Irene Labat e Fede Botella que fizeram as primeiras batas numa pequena oficina em Madrid. Entregaram-nas ao Hospital San Rafael através das contribuições de variadas pessoas: pessoas individuais, clubes, associações, hospitais, etc.

No seu site oficial, a Panenka esclareceu que não pode receber mais donativos atualmente porque “o primeiro passo é encontrar estabelecimentos e centros de saúde que queiram entrar na parceria”. Contudo, a publicação acredita que “em meados de junho a lista de parceiros estará concluída”.

Com uma história de oito anos e uma temática específica em cada edição, a Panenka decidiu que as batas verdes são “aborrecidas” e não motivam os mais pequenos que se encontram doentes. Deste modo, a publicação apela a todas as unidades de saúde que queiram aderir a esta iniciativa que contactem a sua equipa através do e-mail: lasbatasmasfuertes@panenka.org