Taiwan legaliza casamento gay

Decisão foi aprovada no dia internacional contra a homofobia

O parlamento de Taiwan legalizou, esta sexta-feira, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e tornou-se no primeiro país asiático a fazê-lo. Coincidência ou não, a legalização foi formalizada na data em que se comemora o dia internacional contra a homofobia.

Há muito que esta decisão era aguardada, tanto pelos ativistas como pela comunidade LGBT+, que respiraram de alívio com a notícia. “É um momento histórico e uma vitória para Taiwan”, disse Bruce Chu, um dos organizadores da campanha para a aprovação do projeto, ao South China Morning Post.

O projeto de lei está a ser revisto em todas as suas alíneas. A discussão em torno da decisão é ampla e os opositores ao casamento LGBT mantêm a sua posição.

De acordo com a legislação, os casais gays passarão a ter uma grande parte dos direitos já anteriormente concedidos aos heterossexuais no código civil. Um desses direitos é a possibilidade de adotar uma criança que seja parente de sangue.

O legislador do Partido Democrático Progressista, Hsiao Bi-khim, defendeu a iniciativa e disse ao mesmo jornal: “Eles não precisam mais se preocupar”.