Sociedade

PSP já está atenta aos possíveis festejos da Primeira Liga

A força de segurança já divulgou as ruas e estações de metro que estarão fechadas, no sábado, bem como os outros procedimentos que serão realizados tanto na capital como na invicta

PSP já está atenta aos possíveis festejos da Primeira Liga

Recorde-se que o Benfica jogará contra o Santa Clara, no Estádio da Luz, pelas 18h30 de sábado. Por outro lado, o FC Porto defrontará o Sporting à mesma hora, no Dragão. Os dois jogos ocorrem no âmbito da 34ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. O Sporting não é campeão desde a época 2001-2002, o Benfica alcançou o título em 2016-2017 e, o Porto, em 2017-2018.

Em Lisboa

Que estações de metro estarão cortadas? Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas, a partir das 18h.

Haverá cortes no trânsito? O trânsito da praça do Marquês do Pombal, a partir do cruzamento da avenida da Liberdade com a rua Alexandre Herculano será isolado. O trânsito na avenida António Augusto de Aguiar, na avenida Joaquim António de Aguiar com a rua Castilho, na avenida Duque de Loulé e na rua Luciano Cordeiro será interrompido. A partir das 17h30, a rua Braancamp, a rua Castilho, a avenida Fontes Pereira de Melo e a rua Tomás Ribeiro também estarão cortadas ao trânsito.

Estão a existir cuidados especiais com os espaços dedicados às celebrações? Sim, serão esterilizados a partir das 18h.

Quais serão os pontos de acesso ao Marquês? Existirão seis pontos de acesso abertos a partir das 19h30: a avenida Fontes Pereira de Melo com a rua Tomás Ribeiro, a rua Martens Ferrão, a rua Braamcamp, a avenida Joaquim António de Aguiar, a avenida da Liberdade e a avenida António Augusto Aguiar.

Existirá algum evento a condicionar a celebração? Estará a decorrer a Bênção de Finalistas, na Alameda da Cidade Universitária, em Alvalade, entre as 7h e as 18h de domingo. De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, no sábado, "todos os acessos à Alameda da Cidade Universitária serão vedados entre as 7h00 e as 14h30, nomeadamente os que se fazem pelo Campo Grande (faixa Ocidental), Avenida Professor Gama Pinto, Rua Professor Oliveira Marques, Rua Professor António Flores e Rua Professor João Soares."

A PSP aconselha a deslocação de transportes públicos? Sim, para que a segurança dos adeptos seja assegurada. Caso contrário, é necessário que tranquem bem os veículos, não estacionem em locais proibidos, não circulem com objetos valiosos nem elevadas quantias de dinheiro e não deixem bens pessoais à vista.

No Porto

Existirá vigilância nos Aliados? Segundo o subintendente Cardoso da Silva, está a ser montando “um esquema de segurança adequado para garantir a tranquilidade”.

Quantos adeptos são esperados? 40 mil adeptos, cerca de mil são do Sporting.

A PSP está preparada para qualquer cenário? "Esta época já passaram mais de um milhão de adeptos pelo estádio do Dragão. Há muitas probabilidades de haver problemas. Mas a PSP também vai aprendendo e temos que saber lidar com o risco", esclareceu o subintendente Cardoso da Silva.

A que hora abrirão as portas do estádio do Dragão? Pelas 16h30, duas horas antes do início da partida. A PSP começará a reforçar o patrulhamento nas ruas pelas 15h, pois os adeptos do FC Porto começarão a reunir-se no parque da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto por volta dessa hora. A partir da Sociedade, a PSP acompanhará os adeptos até ao estádio do Dragão.

Haverá tolerância zero em alguma situação? Sim, para quem estacionar na Via de Cintura Interna (VCI).

 

Os comentários estão desactivados.