Inocente que esteve preso 45 anos vai receber 1,3 milhões de euros

Richard Phillips foi o detido que mais tempo passou na prisão, antes de ser libertado

O norte-americano Richard Phillips, de 73 anos, foi inocentado no final de 2018, após ter passado 45 anos preso por um crime que não cometeu.

Agora, o homem, natural do Michigan, vai receber 1,5 milhões de dólares, 1,3 milhões de euros, como compensação pelo tempo passado atrás das grades, informou este sábado o gabinete da procuradora-geral estadual.

"Temos a obrigação de dar uma indemnização compassiva a estes homens pelo mal que sofreram", afirmou a procuradora-geral, Dana Nessel, em comunicado.

O norte-americano foi condenado por homicídio num tiroteio na área de Detroit em 1971, sendo que em 2010 um outro homem condenado pelo mesmo caso admitiu, à comissão que aprecia os casos passíveis de liberdade condicional, que Phillips não tinha tido qualquer envolvimento naquele crime. A Clínica Inocência da Faculdade de Direito da Universidade do Michigan soube do caso e anos depois conseguiu que ele fosse inocentado.

Desde que foi libertado, Richard Phillips tem estado a vender quadros que pintou quando estava preso, vivendo com esse ganhos enquanto estava à espera da decisão sobre o dinheiro que receberiapor ter sido condenado injustamente, decisão essa que foi conhecida agora.

Richard Phillips foi o detido que mais tempo passou na prisão, antes de ser libertado.