Concursos de obras públicas sobem 79%

Dados revelados pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), revelam ainda que os contratos celebrados caíram 12%.

Até final do mês de abril, o volume de concursos públicos de empreitadas objeto de anúncio em Diário da República atingiu os 1.469 milhões de euros, mais 79% que o apurado no período homólogo de 2018, revelou esta segunda-feira a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) .

A associação revela que esta variação positiva deve-se ao lançamento de 14 concursos de valor superior a 10 milhões de euros, os quais representam mais de metade, ou seja, 51% do total registado ao longo dos quatro primeiros meses do ano.

Ainda nos primeiros quatro meses deste ano, o total de contratos celebrados no âmbito de concursos de empreitadas de obras públicas reportados no Portal Base, atingiu os 455 milhões de euros, valor que “é praticamente igual ao verificado em 2018”, escreve a AICCOPN.

Quanto aos contratos de empreitadas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, foi registada “uma forte quebra”, de 49% em termos homólogos, para um total de apenas 87 milhões de euros.

A nível global, os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados situaram-se nos 589 milhões de euros, menos 12% que o verificado em igual período de 2018.