A Capital Mundial da Cortiça mostra até domingo o melhor do montado em Coruche

Terra Fértil é um novo conteúdo do jornal i e do semanário Sol que vai andar pelo país, de norte a sul, à descoberta do que melhor se faz em Portugal, com especial atenção ao que acontece fora de Lisboa.

Esta rubrica tem também magazine televisivo, transmitido em direto nas plataformas online dos jornais i e Sol, a partir de várias cidades, vilas e aldeias – hoje, a partir das 16h30m, estamos em direto a partir de Coruche. 

Coruche é um concelho do distrito de Santarém, um território que se situa onde o Ribatejo acaba e o Alentejo começa, com cerca de 19 mil habitantes. Fica a 80 quilómetros de Lisboa, ou seja, a menos de uma hora de distância. O setor agroflorestal é o maior motor económico do concelho. Coruche assume-se como a Capital Mundial da Cortiça e recebe até domingo a 11.a edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça. A feira foi inaugurada ontem, com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva. 

O programa da FICOR tem duas vertentes: uma vocacionada para os profissionais do setor, que acontece no Observatório do Sobreiro e da Cortiça; outra virada para o grande público, que acontece no Parque do Sorraia e no Pavilhão Multiusos, situados na zona ribeirinha de Coruche. 

A ligação do vinho à cortiça é importantíssima, pelo facto de a rolha natural ser ainda o produto mais valioso da segunda e o vedante preferido pelos mais prestigiados vinhos de todo o mundo. Como tal, o espaço Wine & Cork é um dos destaques do certame, onde os visitantes terão a oportunidade de provar vários vinhos e participar em conversas informais sobre o néctar de Baco, com o sommelier e crítico de vinhos Manuel Moreira. Outro espaço despertador de sentidos chama-se Sabores do Montado e é dedicado à gastronomia e aos produtos únicos deste ecossistema, com especial destaque para os cogumelos, espargos, túberas, mel e bolota.

Hoje à noite, a moda toma conta da feira, realizando-se o desfile Coruche Fashion Cork, com destaque para as propostas assinadas pelo designer convidado Ricardo Andrez. O comércio local é chamado a participar e a apresentação estará cargo da atriz Débora Monteiro.

Estreia hoje o TERRA FÉRTIL

Em direto A partir das 16h30m assista em direto ao primeiro TERRA FÉRTIL. Este magazine televisivo vai andar pelo país, mostrando o melhor que se faz em Portugal, com especial atenção ao que acontece fora de Lisboa. As várias plataformas online do jornal i e do semanário Sol vão transmitir em live stream o programa. 

5 milhões de rolhas por dia

CORTIÇA De Coruche saem diariamente para o mundo 5 milhões de rolhas de cortiça. Os melhores vinhos mundiais continuam a preferir a rolha de cortiça natural como vedante de eleição. Por esta e por outras razões, Coruche chama a si o título de Capital Mundial da Cortiça.

Observatório do Sobreiro e da Cortiça

INVESTIGAÇÃO Este centro de investigação celebra dez anos de existência. É um edifício já várias vezes galardoado pela originalidade e arrojo do projeto, assinado pelo arq.o Manuel Couceiro. A obra tem no sobreiro a inspiração, sendo o observatório revestido a cortiça e tendo no seu interior um auditório com 200 lugares, vários laboratórios, uma sobreiroteca e vários gabinetes técnicos que dão apoio a várias universidades, institutos e outras entidades ligadas à fileira da cortiça.

O que há para fazer em Coruche?

EVENTOS Hoje, sexta-feira, pelas 22 horas, realiza-se o desfile de moda Coruche Fashion Cork. Segue-se um concerto com Olavo Bilac, a voz dos Santos e Pecadores, agora a solo, apresentando a tour 25 Anos de Carreira. 

No sábado, dia 1 de junho, sobe ao palco Raquel Tavares. E por ser o Dia Internacional da Criança, há durante todo o dia inúmeras iniciativas para a pequenada.

No domingo, último dia da feira, realiza-se de manhã a Corrida das Pontes e da Família (prova de atletismo) e, à tarde, uma corrida de touros, com João Ribeiro Telles a lidar a solo seis touros. Pegam os forcados amadores de Coruche e de Montemor-o-Novo.