Sporting SAD com prejuízo de 5,9 milhões

Este número não contempla ainda o acordo alcançado com o Atlético de Madrid por Gelson Martins.

O Sporting conseguiu um resultado líquido negativo em 5,9 milhões de euros nos primeiros nove meses da época 2018/19, disse à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). No entanto, este número não contempla ainda o acordo alcançado com o Atlético de Madrid por Gelson Martins.

O extremo rescindiu com o clube no final da temporada passada, saindo para os espanhóis, que acordaram pagar 22,5 milhões, um valor em si condicionado à aquisição pelos ‘leões’ de metade do passe do argentino Vietto, por 7,5 milhões.

Nos destaques, o emblema ‘verde e branco’ elenca outros dois acordos, por William Carvalho com o Bétis, de 16 milhões, e por Rui Patrício com o Wolverhampton, por 18 milhões, além do regresso de três jogadores que rescindiram sem justa causa: Bruno Fernandes, o holandês Bas Dost e o argentino Rodrigo Battaglia.

Outras notas presentes do relatório prendem-se com a conclusão “da operação de titularização de créditos do contrato da NOS em março de 2019”, além da prorrogação da conclusão da emissão obrigacionista, para novembro de 2018.

O volume de negócios subiu 5%, para 109,8 milhões de euros, atribuindo este resultado à “venda de direitos desportivos” de jogadores como Piccini e os acordos já mencionados.

Os rendimentos e outros ganhos operacionais baixaram em 12,2 milhões de euros, o que atribuem ao clube não ter disputado a Liga dos Campeões, com prémios de participação mais altos do que a Liga Europa.

Os gastos operacionais também diminuíram, com particular destaque para o decréscimo com pessoal em quatro milhões, sendo que o ativo total aumentou em 37,1 milhões de euros, enquanto o passivo subiu 45,3.

Ao todo, os capitais próprios mantêm-se negativos, em 21,4 milhões de euros, sendo que os aumentos de ativo e passivo se devem “à operação de titularização de créditos concluída no final do corrente trimestre”.