Mercado automóvel cai pelo quarto mês consecutivo

De janeiro a maio deste ano, foram colocados em circulação 120.945 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 3,6%.

No passado mês de maio foram matriculados, pelos representantes legais da marca a operar em Portugal, 26.659 veículos automóveis, o que representa menos 3% do que em igual período do ano anterior, revelou esta segunda-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em comunicado, a associação revela ainda que, no período de janeiro a maio deste ano, foram colocados em circulação 120.945 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 3,6%.

No que diz respeito aos automóveis ligeiros de passageiros, em maio foram matriculados 22.724 em Portugal, um valor que representa menos 3,9% do que em igual período do ano anterior. A ACAP diz ainda que nos primeiros meses deste ano, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 103.290 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 4,7% relativamente a período homólogo do ano passado.

O mercado de ligeiros de mercadorias registou no passado mês de maio uma evolução igualmente desfavorável, tendo decrescido 0,7% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 3.469 unidades matriculadas. Em termos acumulados, no período de janeiro a maio de 2019 o mercado atingiu 15.349 unidades, o que representou um acréscimo de 1,7 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

Já em relação ao mercado de veículos pesados – que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias – verificou-se no quinto mês do ano um aumento de 32% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 466 veículos desta categoria. Nos primeiros cinco meses deste ano, as matrículas totalizaram 2.306 unidades, o que representou um acréscimo do mercado de 13,9 por cento relativamente ao período homólogo de 2018.