Banca digital já faz parte do quotidiano dos europeus

Estudo da Mastercard revela que 84% dos europeus optam por uma utilização regular da banca digital. Um em cada cinco trabalha exclusivamente com bancos online.

Seis em cada sete pessoas utilizam soluções da banca digital pelo menos uma vez por mês, sendo que 38% o fazem semanalmente ou mesmo diariamente. 63% utilizam apps de bancos tradicionais e um em cada cinco (20%) trabalha exclusivamente com bancos digitais.

Estas são as principais conclusões de um novo estudo encomendado pela Mastercard sobre o estudo da banca digital, efetuado em 11 países europeus.

O estudo revela ainda que, com o acesso à banca cada vez mais digital, as pessoas exigem segurança mais do que nunca e consideram mesmo este como o principal critério na utilização de serviços bancários digitais (67%). Num estudo semelhante realizado há dois anos, apenas 39% elegeram a segurança e proteção quando questionados sobre essa mesma questão.

Por outro lado, e apesar da conveniência ter perdido importância no momento da escolha (de 43% em 2017 para 33% em 2019), esta ainda é a maior vantagem das soluções da banca digital, por permitirem poupar tempo (66%) e por serem fáceis de utilizar (65%). Quase dois terços dos europeus (63%) também consideram que a procura por soluções financeiras móveis vai aumentar no futuro, uma vez que tornam as transações bancárias mais simples e fáceis. Mas, para isso, os bancos terão que implementar sistema de autenticação multifatorial e outras formas de segurança, como a biometria.

Ainda de acordo com o estudo promovido pela Mastercard, mais de 9 em 10 europeus acredita que a colaboração e as parcerias são essenciais para desencadear a inovação no setor financeiro e mais de 75% identificam a Mastercard como o parceiro certo neste processo de inovação, valorizando a tecnologia da empresa, que é de confiança, segura e de fácil utilização (28 %), pela fiabilidade das parceiras (23%) e pelos seus produtos inovadores (22%). Ao longo dos últimos dois anos, a Mastercard mais que duplicou as suas parcerias com bancos digitais na Europa, sendo que hoje, mais de 60 bancos confiam no know how tecnológico da Mastercard, na sua infraestrutura global e na sua capacidade para entregar soluções digitais.