Abastecimento de forças de segurança já não se encontra comprometido

PSP, GNR e Bombeiros, entre outras entidades, não conseguiram fazer esta terça-feira pagamentos de combustível devido a um erro informático. A situação já se encontra normalizada

Um problema informático na rede Galp Frota colocou em causa o abastecimento dos carros da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR), Bombeiros e outras entidades, na última terça-feira. Fonte da PSP adianta agora que a situação já se encontra normalizada.

Como o i havia noticiado no final no dia de ontem, a Organização Sindical dos Polícias da Polícia de Segurança Pública (OSP/PSP) denunciou que os cartões da rede Galp Frota estavam suspensos, admitindo que os carros poderiam vir a ficar parados.

Fonte oficial da direção nacional da PSP esclareceu que o problema não era exclusivo daquela força de segurança. No entanto, refutou que os cartões Galp Frota da PSP, em específico, tivessem sido suspensos, embora de acordo com a organização sindical tivesse sido essa a informação prestada aos polícias.

Recorde-se que a informação surgiu depois de um agente que circulava com um carro-patrulha de trânsito da Divisão de Sintra ter abastecido a viatura. Ao tentar fazer o pagamento nos moldes habituais, com o cartão da rede Galp Frota, a ação foi recusada, apesar de os cartões estarem válidos até maio de 2021.

Ao i, a PSP garantiu ser alheia ao problema informático detetado durante a tarde de ontem e que tudo se tratava de um problema informático. “Nenhum cartão foi suspenso. A Galp está com um problema informático na rede Galp Frota que afetou várias instituições, como PSP, Bombeiros, GNR, etc.”.

O problema está agora resolvido.