Soflusa em greve no dia 12 de junho

Em causa está o aumento salarial dos mestres que afetou a “harmonia salarial” na empresa e impulsionou outros trabalhadores a lutarem também por um aumento

O Sindicato da Marinha Mercante, Indústrias e Energia (Sitemaq), marcou um pré-aviso de greve na Soflusa, de duas horas por turno no dia 12 de junho, vespéra do feriado de Santo António, em Lisboa.  Em causa está o aumento salarial dos mestres que afetou a “harmonia salarial” na empresa e impulsionou outros trabalhadores a lutarem também por um aumento, segundo a agência Lusa. 

O sindicato pretende "rigorosamente o mesmo para os outros trabalhadores que não foram contemplados, ou seja, os mesmos 60 euros para cada um dos trabalhadores que não foram contemplados", afirma Alexandre Delgado, do Sitemaq.

"A nossa intenção é ter o mesmo tratamento que o poder político e o conselho de administração tiveram com uma categoria na Soflusa", acrescenta. 

O responsável do sindicato afirma que se as exigências forem ouvidas a greve é retirada de imediato. Recorde-se que nas últimas semanas, a Soflusa, responsável pelas ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa, suprimiu dezenas de barcos em ambos os sentidos.