Movimento quer recuperar freguesias e vai à Assembleia da República

Delegação do movimento é recebida esta quarta-feira na AR

A Plataforma Nacional Recuperar Freguesias, um movimento que representa dezenas de cidadãos espalhados por todo o país, reivindica a recuperação de freguesias e esta quarta-feira será recebida na Assembleia da República.

“O objetivo é através de todos os meios de intervenção cívica, reivindicar a revisão da reforma administrativa de 2013”, que reduziu o número das freguesias, em Portugal, de 4.050 para 2.882, “com critérios exclusivamente numéricos, ignorando o enquadramento geográfico e as especificidades territoriais”.

Segundo refere a Plataforma Nacional Recuperar Freguesias, “a reforma foi levada a cabo através de um processo sem lugar ao debate público que se impunha, ultrapassando todos os princípios e formas de participação democrática dos cidadãos e que levou à extinção de 1.168 freguesias em todo o território nacional”.

Uma delegação daquele movimento será recebida na Assembleia da República, onde tem a audiência parlamentar ao início da tarde, na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, para “transmitir a essa comissão, bem como a todo o país, o descontentamento das populações perante a extinção das suas freguesias”.