Portugal é o segundo país europeu com mais Mercedes

A Mercedes-Benz conseguiu uma quota de mercado de 5,8% em Portugal, no ano passado, ficando muito acima dos 4,7% da média europeia. Só na Alemanha é que foram vendidos mais Mercedes (em percentagem do mercado) do que em Portugal.

no ano passado a alemã mercedes-benz vendeu 5.554 automóveis ligeiros de passageiros em portugal, uma quebra de 20,8% face a 2008 – bastante melhor do que o mercado em geral, que caiu 37,9%, de 153 mil carros para pouco mais de 95 mil. no entanto, o equilíbrio da mercedes esconde outra realidade menos conhecida. do total de automóveis vendidos em 2012, 5,8% foram mercedes, uma quota bastante acima dos 4,6% de 2011, e acima de quase todos os países da europa.

só na alemanha, casa-mãe da mercedes-benz, é que a quota de mercado da marca da estrela é maior do que em portugal. a informação foi revelada esta sexta-feira, em lisboa, pelo presidente da mercedes-benz em portugal, carsten oder, numa conferência de imprensa de balanço do mercado automóvel e perspectivas para 2013.

também a smart, outra marca do grupo mercedes, tem resultados muito acima da média em portugal. no ano passado foram vendidos no mercado luso 1.635 smart, 1,7% do total do mercado automóvel. essa quota é a maior do mundo em termos comparativos (três vezes superior à quota média europeia de 0,6%), e portugal está mesmo no top 10 mundial de vendas absolutas. ou seja, um mercado pequeno de um país pequeno registou mais smart novos do que muitos países e mercados de dimensões maiores.

expectativas ambiciosas

apesar de cautelosa, a mercedes tem a ambição de vender o mesmo número de carros neste novo ano. como as pervisões são de queda das vendas, isso só pode significar uma quota ainda maior, «talvez 6,5%», indica carsten oder. essa percentagem poderia colocar a mercedes na posição 5º ou mesmo 4º do top de marcas mais vendidas, lugar que a concorrente directa bmw segurou em 2012, com 6.368 carros ligeiros vendidos e uma quota de 6,7%.

a estratégia, segundo a marca, vai assentar principalmente em dois lançamentos: em abril chega o cla, o coupé de quatro portas que deriva do classe a; e sensivelmente na mesma altura é colocada à venda a nova gama ‘executiva’ e (sedan, carrinha e cabrio). o último modelo a chegar, o novo classe s, interessa mais pelo posicionamento de topo e como ‘montra’ de novas tecnologias.

marca lamenta ‘desistência dos eléctricos’

carsten oder afirmou na conferência de imprensa desta sexta-feira que o governo deveria voltar a apostar, de alguma forma, nos carros eléctricos. «é uma pena que o governo tenha deixado os apoios para os carros eléctricos», lamentou o responsável, lembrando que «sem qualquer tipo de apoio é impossível ter resultados neste segmento de futuro».

o presidente da mercedes em portugal, cargo que ocupa desde 2008, acredita que a aposta nos carros eléctricos é mais importante para o sector e para o país do que um regresso do incentivo de abate de veículos, que muitas marcas e a associação automóvel acap, gostariam de voltar a ver disponível.

emanuel.costa@sol.pt