Marcelo foi coroado rei amor na Costa do Marfim

Presidente da República gostou da nomeação

Marcelo Rebelo de Sousa foi esta sexta-feira nomeado Apôh, que significa amor e devoção, na Costa do Marfim. Além das vestes, o Presidente da República recebeu ainda a coroa de chefe tradicional daquele país.

De acordo com a agência Lusa, o chefe de Estado considerou a nomeação uma honra, mas destacou que se sente “contente de ser Presidente da República e não rei”.

“Seria muito pesado para um republicano ser rei. Muito, muito pesado”, disse Marcelo, citado pela agência Lusa, na cerimónia que decorreu na sede do Distrito Autónomo de Abidjan.

Foi pelas mãos de governador Robert Beugré Mambe, que Marcelo recebeu a chave e o diploma de cidadão honorário do distrito de Abidjan e os símbolos de chefe tradicional.

Apôh significa, segundo o governador marfinense, “amor, caridade, devoção, consenso, encontro”, nome que se adequa ao Presidente português por ser “um homem de direito, um homem de comunicação, um homem de Estado, com amor profundo pelo seu país (…) um homem de paz”.

A escolha agradou o chefe de Estado português. “Em Portugal dizem que eu sou o Presidente dos sentimentos, das emoções, dos afetos, da proximidade das pessoas”, agradeceu Marcelo, acrescentando ainda que “todos os portugueses e portuguesas são assim”.