MPLA elege novo secretário-geral

João Lourenço abriu o Congresso a lamentar a ausência de José Eduardo dos Santos, anterior Presidente angolano e líder do MPLA durante 39 anos

O Congresso para eleger a composição do Bureau Político do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) realizou-se ontem.

Paulo Pombolo, antigo secretário para a Informação, substitui Boavida Neto depois de obter 90,11% dos votos dos 460 membros do Comité Central do MPLA.

A lista única de João Lourenço, atual Presidente angolano, que encabeçou a lista, conseguiu 427 dos 460, correspondentes a 93,23%. Foram registados 21 votos contra e quatro nulos.

João Lourenço abriu o Congresso a lamentar a ausência de José Eduardo dos Santos, anterior Presidente angolano e líder do MPLA durante 39 anos. O chefe de estado angolano chegou mesmo a afirmar que não era aceitável pôr as empresas estatais – como a Sonangol e a Sodiam – a “financiar negócios privados”.

O Presidente insistiu na necessidade de aumentar a produção interna, diversificar a economia e torná-la menos dependente do petróleo.