Professores põem alunos a apagar manuais escolares

Vários pais de alunos que frequentam escolas básicas de 1º e 2º ciclo, na região da Grande Lisboa, têm realizado queixas por os professores estarem a pedir aos alunos para apagarem os manuais escolares que receberam gratuitamente no início do ano letivo, antes de os devolverem. 

Vários pais de alunos que frequentam escolas básicas de 1º e 2º ciclo, na região da Grande Lisboa. têm realizado queixas por os professores estarem a pedir aos alunos para apagarem os manuais escolares que receberam gratuitamente no início do ano letivo, antes de os devolverem, segundo noticiou o Correio da Manhã.

"Os meus dois filhos têm cada um cinco a seis livros, com 50 a 60 páginas de exercícios que agora exigem que sejam apagados", declara Nuno Nunes, cujos filhos frequentam o agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa. 

Em declarações ao mesmo jornal, o pai de um aluno afirma que entre os trabalhos de casa do seu filho se encontra a tarefa de apagar o manual. Outro confessa que existem professores que utilizam o tempo de aulas para colocar os alunos a eliminar os exercícios realizados no livro. 

Os diretores admitem a situação e dizem que esta é uma forma de garantir que os livros chegam em boa estado aos novos estudantes que os vão receber no ano seguinte. "Todos fazemos um esforço coletivo de muitos milhões de euros para dar os livros, e este é um esforço mínimo que se pede a alunos e famílias", afirma Filinto Lima, da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.