Marcelo não vai alterar datas das eleições

O Presidente da República referiu que no passado já houve sobreposição das datas das regionais da Madeira e das legislativas e que “não houve problema”.

Marcelo Rebelo de Sousa decidiu esta sexta-feira que não vai mudar as datas das eleições regionais da Madeira e das eleições legislativas. 

"Não, não. Não ponho [essa hipótese de alterar datas] porque foi de tal maneira claro o consenso entre partidos quanto a uma e quanto a outra que isso não faria sentido. A minha preocupação era saber se tinha havido precedentes. Houve dois e que não colocaram problemas", explicou aos jornalistas à margem de uma visita ao Lar da Cruz Vermelha, em Lisboa. 

Após ter dito ontem que ia analisar o problema da coincidência das datas regionais da Madeira com o início da campanha para as legislativas (22 de setembro), o chefe de Estado disse que, ainda assim, ia esperar pela decisão da Comissão Nacional de Eleições (CNE). 

“A CNE irá obviamente, no exercício das suas funções, entender o que deve deliberar para garantir aquilo que o bom senso indica", ou seja, "se no dia em que começa a campanha para a Assembleia da República há uma eleição na Madeira, faz sentido que na Madeira, e apenas na Madeira, nesse dia não haja atividades de campanha eleitoral", reforçou. 

A CNE anunciou na passada quarta-feira que esta sobreposição representava um “problema” de “difícil” resolução.