Fu Yu conquista ouro para Portugal em ténis de mesa

A desportista assegurou a qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio’2020  

A mesa-tenista portuguesa Fu Yu, número 34º do ténis de mesa, conquistou a segunda medalha de ouro para Portugal nos Jogos Europeus em Minsk. Após ter derrotado a  luxemburguesa Lian Ni Xia por 4-2, foi extremamente aplaudida.

Após Fernando Pimenta ter assegurado um prata de manhã na canoagem, Yu, de 40 anos, assegurou a qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. No Rio de Janeiro, há três anos, ficou em 33º lugar. Por outro lado, há dois anos, integrou a seleção europeia que terminou o Europeu em 8º lugar.

Ainda esta quarta-feira, Yu vai defrontar a alemã Ying Han, que derrotou a monegasca Xionxin Yang, por 4-3.

Ao mesmo tempo, Fu Yu garantiu a 11.ª vaga para Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

A desportista nasceu na China em 1978 e começou a jogar a modalidade com apenas sete anos, tendo mudado-se para Espanha aos vinte. Volvidos três anos, em solo português, foi contratada pelo GD Estreito da Madeira. Com mais de vinte anos de carreira, naturalizou-se em agosto de 2013 e tornou-se na primeira portuguesa a alcançar uma medalha internacional, nos Europeus de Scwechat, na Áustria.

Sublinhe-se que, nesta quinta-feira, Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro tentarão também obter o passaporte direto para Tóquio.