Sanchéz inicia processo de investidura no dia 22 de julho

O líder do PSOE necessita do apoio de pelo menos 176 parlamentares, um cenário pouco provável tendo em conta os desenvolvimentos das últimas semanas

Sanchéz inicia processo de investidura no dia 22 de julho

Pedro Sanchéz, primeiro-ministro espanhol em funções, pedirá a confiança do Congresso, ou seja, iniciará o processo da investidura, para assumir a presidência do Governo no dia 22 de julho. O anúncio foi feito pela presidente da câmara baixa, Meritxell Batet. No dia seguinte, após o debate do dia anterior, Sanchéz irá a votação.

O secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) necessita do apoio de pelo menos 176 parlamentares – a maioria absoluta – para assumir o Governo, um cenário pouco provável tendo em conta os desenvolvimentos das últimas semanas. 

Caso Sanchéz consiga apenas uma maioria simples (mais votos a favor do que contra), o Congresso vai de novo a votos. Se falhar de novo o objetivo de 176 apoios, o país vizinho terá novas eleições legislativas.

O primeiro-ministro em funções quer voltar a negociar com todos os grupos parlamentares, à exceção do VOX e do EH Bildu. O apoio do Podemos, partido de esquerda, é essencial na artimética parlamentar para Sanchéz ter os apoios suficientes para se tornar novamente líder do Executivo. No entanto, o PSOE e o Podemos, ficam aquém da maioria absoluta, angariando apenas 165 deputados (123 do PSOE e 42 do Podemos).

O PSOE tem tentado obter o apoio do Ciudadanos, o partido liberal, mas depois das sucessivas conversações de Sanchéz com Albert Rivera, líder do Ciudadanos, Rivera já mostrou a sua indisponibilidade e afirmou que não aceita reunir-se novamente com o líder do PSOE.