Pedro Silva Pereira eleito vice-presidente do Parlamento Europeu

Entre os 14 vice-presidentes eleitos, Pedro Silva Pereira foi o segundo mais votado com 556 votos,  ficando apenas atrás da irlandesa Mairead McGuinness.

O socialista Pedro Silva Pereira acaba de ser anunciado como vice-presidente do Parlamento Europeu, tornando-se assim o português com um cargo mais elevado nas instituições europeias. 

Entre os 14 vice-presidentes eleitos, Pedro Silva Pereira foi o segundo mais votado com 556 votos, ficando apenas atrás da irlandesa Mairead McGuinness.

Pedro Silva Pereira declara, numa carta tornada pública esta quarta-feira, que não vê “a vice-presidência do Parlamento como um mero trabalho burocrático, mas antes uma posição política para defesa do projeto europeu e de uma democracia forte”, citando o Observador. 

O socialista afirma ter já gerido no passado "dossiês sensíveis” como “a recomposição do Parlamento para esta legislatura, a reforma do mecanismo de estabilidade europeu, os acordos comerciais com o Japão ou o financiamento para os objetivos do desenvolvimento sustentável” e destaca, em todos eles, a sua "capacidade política de alcançar compromissos, mobilizar toda a gente e avançar com a agenda europeia".