Agente da PSP processado por publicação sobre comunidade cigana no Facebook

Jorge partilhou uma foto do Presidente da República acompanhado por uma comunidade cigana, onde aborda os alegados benefícios da comunidade em detrimento do resto da população.  

O presidente da Organização Sindical dos Polícias (OSP) e agente da PSP, Jorge Rufino foi processado pelo Comando da PSP de Lisboa devido a uma publicação feita na sua conta de Facebook. Jorge partilhou uma foto do Presidente da República acompanhado por uma comunidade cigana, onde aborda os alegados benefícios da comunidade em detrimento do resto da população.  

A atitude do agente foi condenada pela Direção da PSP, que considera “inadmissível e intolerável que um polícia coloque conteúdos xenófobos e racistas nas redes sociais” , declara uma fonte que está a acompanhar o processo, citando o Diário de Notícias.

O agente em questão afirma não ter tido intenções "de caráter xenófobo ou racista" com a sua publicação e diz que a sua intenção era fazer uma "piada". Jorge defende que apenas deu a sua opinão na sua conta pessoal. "Isso é crime? Não sou xenófobo nem racista", acrescenta.

Uma fonte oficial da PSP confirmou a "instauração de um processo de averiguações", a primeira fase de um processo disciplinar.