PSD. Vice-presidente afasta-se da vida política e de Rui Rio

Castro Almeida era um dos seis vice-presidentes do PSD e um dos maiores aliados de Rui Rio.

Manuel Castro Almeida, vice-presidentes do PSD, deixou a atividade política por desacordar com Rui Rio avançou hoje o Público. 

A proximidade com o PS, a escolha de deixar grandes nomes do partido fora das listas para as legislativas e um descontentamento com o funcionamento interno do partido, estarão na origem do afastamento Castro Almeida, a três meses das eleições legislativas.

O Antigo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no governo de Passos Coelho terá tomado a decisão sem ter consultado outros membros da direção do partido. 

Em novembro do ano passado, o dirigente já tinha começado a dar sinais de uma certa preocupação com o rumo que o partido estava a seguir, reconhecendo que o partido vivia um “clima de divisão, confrontação e hostilidade excessivo”. Em entrevista ao  “Público” e à “TSF”, na altura, Castro Almeida afirmou que ou havia “tréguas” ou os sociais-democratas corriam o risco de cair num “suicídio coletivo”.

O social-democrata também alertou para o facto do “ruído interno” no PSD estar a “prejudicar a afirmação do partido”, impedindo que as mensagens dos sociais-democratas passem para a opinião pública.