Pais de Matilde confirmam que medicamento vai ser comparticipado pelo Estado

A família avança que “todas as crianças com AME – Tipo I, e que estiverem clinicamente aptas, poderão ser abrangidas pelo Zolgensma e o pedido deste novo medicamento é comparticipado pelo Estado.

Os pais da bebé Matilde confirmaram através das redes sociais que o Estado vai comparticipar o fármaco Zolgensma, o medicamento que tanto ambicionavam para ajudar a menina a lutar contra a Atrofia Espinhal Muscular – Tipo I (AME – Tipo I).

Anunciaram também que, a partir de terça-feira, a menina já vai receber o Spinraza, o único tratamento disponível em Portugal mas afirmam que em “em breve” o Zolgensma vai ser administrado em Matilde mas também em Portugal.

Apesar de até à data só os Estados Unidos terem essa opção, o caso Matilde acabou por mudar o país.  A família avança que "todas as crianças com AME – Tipo I, e que estiverem clinicamente aptas, poderão ser abrangidas pelo Zolgensma e o pedido deste novo medicamento é comparticipado pelo Estado 

Na mesma publicação, o casal conta que a bebé encontra-se cada vez melhor “de dia para dia” e dizem que Matilde já fica mais tempo sem o suporte respiratório.