Polícia Marítima resgata 47 migrantes na Grécia

Os migrantes encontravam-se a bordo de um bote que se dirigia à ilha grega de Lesbos, localizada no mar Egeu, perto da Turquia. Entre os ocupantes, estavam 21 crianças, 11 mulheres e 15 homens.  

Uma equipa da Polícia Marítima (PM) resgatou na madrugada desta terça-feira um grupo de 47 refugiados, na Grécia. Os migrantes encontravam-se a bordo de um bote que se dirigia à ilha grega de Lesbos, localizada no mar Egeu, perto da Turquia. Entre os ocupantes, estavam 21 crianças, 11 mulheres e 15 homens. 

O bote foi detetado pela viatura de vigilância costeira da PM que se encontrava de serviço por volta das 5h40, tendo sido intercetado pela embarcação portuguesa cerca de vinte minutos depois do alerta.   

Alguém fala inglês?

Num vídeo divulgado pela PM é possível ver que o grupo de migrantes, localizado junto à ilha grega de Lesbos, ficou alarmado quando se apercebeu da presença da Polícia Marítima. Depois de os cumprimentar, um dos elementos da PM que estabeleceu contacto com os refugiados perguntou se alguém falava inglês e, depois de escolhido o intérprete, pediu calma aos ocupantes do bote.

De seguida, explicou que ia transportar todos em segurança na embarcação portuguesa. “Mulheres e crianças primeiro, nós escolhemos”, ordenou, pegando, de seguida, numa das crianças mais novas. Depois seguiram-se as outras 46 pessoas, que foram transportados para o porto de Skala Skamineas, onde foram entregues à guarda das autoridades gregas.

A Polícia Marítima está a cumprir a operação Poseidon, que tem como objetivo a vigilância das fronteiras gregas no âmbito do combate ao crime fronteiriço. A operação foi delegada pela agência da União Europeia, Frontex (European Borde rand Coast Guard Agency).