Alexa vai dar conselhos médicos no Reino Unido

O objetivo é ajudar a população, especialmente a mais idosa ou com dificuldades visuais, a conseguir obter uma resposta correta e rápida sobre a sua saúde. Também em mente, está a tentativa de colocar menos pressão nos médicos para situações mais fáceis de resolver.

O governo britânico anunciou estar a trabalhar com a Amazon para colocar a assistente de voz Alexa a dar conselhos médicos à população.

O objetivo é ajudar a população, especialmente a mais idosa ou com dificuldades visuais, a conseguir obter uma resposta correta e rápida sobre a sua saúde. Também em mente, está a tentativa de colocar menos pressão nos médicos para situações mais fáceis de resolver.

A ideia é a Alexa transmitir a resposta do Serviço Nacional de Saúde britânico a questões relacionadas com doenças comuns, como a constipação ou a varicela."Queremos capacitar cada doente a ter um melhor controlo dos seus cuidados de saúde", afirmou o secretário da Saúde, Matt Hancock, citado pela media internacional.

Uma das preocupações levantadas é a proteção de dados dos doentes, visto a Amazon apresentar “um histórico preocupante no que respeita ao tratamento de dados dos seus utilizadores" recordou uma investigadora do Privacy International, Eva Blum-Dumontet. 

A empresa é acusada de gravar crianças em casa através da assistente de voz, algo que até à data tem vindo a negar. "A confiança dos clientes é o mais importante e a Amazon leva a privacidade muito a sério", afirmam em comunicado.