Violação coletiva gera debate sobre baixar idade de responsabilização na Alemanha

Dos autores do crime, apenas um foi presente a um juiz de instrução e acabou por não ser condenado pela sua idade, apesar de já ter sido acusado por assédio sexual anteriormente, duas vezes.

Violação coletiva gera debate sobre baixar idade de responsabilização na Alemanha

Uma violação coletiva a uma jovem de 18 anos, em Munique,  pode vir a mudar a legislação alemã. Isto devido ao crime ter sido realizado por cinco adolescentes com idades entre os 12 e os 14 anos e a  Alemanhã não condenar criminalmente menores com uma idade inferior a 14 anos até á data.

Segundo  um porta-voz da polícia alemã, citado pela BBC, a violação envolveu "violência considerável" e ocorreu durante um "tempo prolongado". A jovem foi encontrada num jardim abandonada e levada para o hospital.

Dos autores do crime, apenas um foi presente a um juiz de instrução e acabou por não ser condenado pela sua idade, apesar de já ter sido acusado por assédio sexual anteriormente, duas vezes, o que acabou por gerar polémica entre a população. 

O presidente do sindicato das forças policiais, Rainer Wendt pediu a redução da maioridade penal no país mais uma vez. "Há anos que exigimos que a idade da responsabilidade criminal seja reduzida na Alemanha", afirmou.

Já Jens Gnisa, chefe da Associação Alemã de Juízes é contra e afirma que a lei deve-se manter como está, visto, na sua opinião, a mudança não ter um efeito considerável na atitude dos jovens.