Serviço de pediatria do Hospital de Portimão encerrado até domingo

Crianças já internadas vão ser transferidas para Faro

A falta de pediatras no Hospital de Portimão vai levar ao encerramento daquela unidade durante o fim de semana, obrigando ao encaminhamento das crianças para o Hospital de Faro.

A direção clínica justifica o encerramento do internamento e das urgências da ala de pediatria do Hospital de Portimão, até domingo, dizendo que não existem condições para garantir os serviços devido à falta de médicos.

As crianças internadas ou as que ainda necessitem de cuidados hospitalares serão encaminhadas para o Hospital de Faro. A situação deverá voltar à normalidade na segunda-feira.

Questionado pela RTP sobre o encerramento, o bastonário da Ordem dos Médicos da Região do Sul, Ulisses Brito, considera que esta solução é “má”, mas é a “possível nesta fase, não havendo pediatras”.

A ministra da Saúde já veio admitir que existe “dificuldade” em garantir pediatras naquele hospital algarvio.

"Temos dificuldade no preenchimento das escalas esta sexta-feira, sábado e domingo, mas se se confirmarem estas dificuldades, e se se confirmar que não conseguimos garantir a presença de um especialista de pediatria em Portimão, (…) estão já organizados os meios para que os doentes sejam encaminhados para Faro", garantiu Marta Temido, em declarações aos jornalistas em Portimão.