Cocaína no valor de 50 milhões estava escondida num veleiro nos Açores

Droga estava escondida num veleiro que teria como destino a Europa

A Polícia Judiciária deteve no porto da Terceira, nos Açores, dois homens que estavam num veleiro onde foi descoberta meia tonelada de cocaína, quantidade que seria suficiente para cinco milhões de doses, no valor de 50 milhões de euros.

A operação Tiphon resultou de uma investigação na região autónoma que durou alguns dias, segundo um comunicado da PJ.

O veleiro tinha partido da América do Sul e a droga deveria ser entregue num porto europeu, sendo que a escala na ilha Terceira serviria para descanso da tripulação e reabastecimento.

Durante as buscas à embarcação, as autoridades descobriram "duas áreas distintas, especialmente reconfiguradas na estrutura da embarcação para o transporte de estupefacientes".

Era no interior desses compartimentos que estavam as placas de cocaína "com o peso aproximado de 500 quilos, bem como uma pistola".

Os detidos, um holandês e um estónio, de 41 e 53 anos, já foram presentes a um juiz de instrução criminal, tendo-lhe sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

Esta foi "a segunda maior apreensão de droga nos Açores este ano", segundo disse à agência Lusa o coordenador da PJ no arquipélago.

Os dois homens integravam "uma rede organizada internacional de tráfico de droga", revelou João Oliveira. "As evidências apontam para que os Açores continuem na rota internacional do tráfico de droga, tendo em conta a posição geográfica do arquipélago", acrescentou.