Metro de Lisboa. Estação do aeroporto recebeu mais de 29 milhões de pessoas em sete anos

Prolongamento da linha vermelha foi inaugurado a 17 de julho de 2012

O prolongamento da linha vermelha do Metropolitano de Lisboa faz sete anos – durante este período, a estação do Aeroporto recebeu cerca de 29,8 milhões de passageiros.

As estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto entraram em funcionamento a 17 de julho de 2012. “Com este prolongamento da linha Vermelha Oriente / Aeroporto o Metropolitano de Lisboa reforçou o seu papel enquanto modo de transporte estruturante e garante da mobilidade e da intermodalidade urbana, suburbana, nacional e internacional, consolidando e reforçando a sua configuração de rede, em detrimento de uma estrutura baseada em simples ligações radiais”, refere o metro de Lisboa em comunicado.

Nestes sete anos, foram transportados nesse troço cerca de 64,2 milhões de passageiros. Só a estação Aeroporto movimentou cerca de 29,8 milhões de clientes.

“Este prolongamento teve um impacto significativo nas acessibilidades ao Aeroporto de Lisboa e constituiu um importante interface para os passageiros do transporte aéreo e para a generalidade das pessoas que trabalham naquela zona. Serve, igualmente, as áreas residenciais de Moscavide, Encarnação e Olivais”, refere o metro, enaltecendo ainda a ligação ao Aeroporto Humberto Delgado. “Através desta ligação passou a ser possível viajar entre o Saldanha e o Aeroporto em cerca de 16 minutos”, acrescenta.

O metro aponta ainda as questões ambientais, explicando que estas três estações permitiram uma redução anual de 3,8 mil toneladas de emissões de CO2.