Distritos de Castelo Branco e Santarém em risco máximo de incêndio esta segunda-feira

Meteorologista do IPMA refere que previsão para esta segunda-feira não é “favorável ao combate aos fogos”

São quase 40 concelhos de Portugal continental que esta segunda-feira se encontram em risco máximo de incêndio, entre estes estão os concelhos de Vila de Rei e Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e Mação e Sardoal, em Santarém, afetados por incêndios desde o fim de semana.

De acordo com o Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA), vários outros concelhos encontram-se ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Segundo a meteorologista do IPMA Madalena Rodrigues, citada pela agência Lusa, a previsão de tempo quente, baixa humidade e vento moderado para esta segunda-feira não é "favorável ao combate aos fogos".

"Para as regiões afetadas pelos incêndios que pertencem ao distrito de Castelo Branco estão previstos 39 graus e baixa humidade que pode atingir os 15% durante a tarde. Para amanhã [terça-feira] já se prevê uma pequena descida da temperatura máxima e uma ligeira recuperação da humidade relativa nas regiões do interior norte e cento", disse.

Devido ao tempo quente, os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre estão sob aviso amarelo até às 21h00 de quarta-feira.

Recorde-se que no passado sábado vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco, alastrando posteriormente ao distrito de Santarém. Neste momento, o incêndio que assolou Vila de Rei e Mação continua por controlar.

{relacionados}