Estudo do Infarmed conclui que protetores solares utilizados em Portugal são seguros

Foram analisados 35 protetores solares

Estudo do Infarmed conclui que protetores solares utilizados em Portugal são seguros

Os protetores solares utilizados em Portugal são seguros – a garantia é da Autoridade Nacional do Medicamento.

Em 245 ensaios, o Infarmed analisou 35 protetores solares com fatores de proteção entre 30 e 50+,  colhidos em diversos pontos de cadeia de distribuição entre maio e junho deste ano. A conclusão é a de que os produtos apresentam um fator de proteção corresponde ao declarado na embalagem e cumprem os requisitos de qualidade e segurança.

De acordo com o relatório publicado no site oficial da autoridade, a análise laboratorial destes produtos “incidiu nas vertentes química e microbiológica, designadamente, determinação do Fator de Proteção Solar in vitro e avaliação da qualidade microbiológica”.

Assim, do posto de vista laboratorial, concluiu-se que os produtos analisados apresentaram "um fator de proteção solar correspondente à categoria declarada no rótulo" e que, no que diz respeito à qualidade microbiológica, "todos os produtos analisados cumpriram os limites estabelecidos no referencial normativo aplicável para os parâmetros avaliados".

"Do ponto de vista da qualidade e segurança, os 35 protetores solares encontram-se em conformidade, considerando a legislação em vigor e os métodos implementados", garante o Infarmed.

De acordo com o mesmo relatório, 91,4% dos produtos que foram analisados eram provenientes da União Europeia. Os restantes 8,6% provieram de países terceiros, nomeadamente dos Estados Unidos e Brasil.

O Infarmed refere ainda que seis protetores dos 31 analisados não incluem na sua rotulagem a tradução para língua portuguesa, mas relembra que esta é uma recomendação e não uma obrigação legal. No entanto, a autoridade considera que não foi verificada nenhuma não conformidade crítica que pudesse conduzir à adoção de medidas corretivas ou restritivas, nomeadamente a recolha de produtos do mercado.

A Autoridade Nacional do Medicamente termina relembrando os utilizadores dos protetores solares de que, apesar da segurança e qualidade dos produtos, “devem ser conhecidas e respeitadas as precauções a ter com a proteção solar”.