Incêndios. PJ detém homem suspeito de atear fogo em Oliveira do Hospital

Detido tem já antecedentes por crimes de natureza idêntica e ficará em prisão preventiva a aguardar o desenrolar da investigação.

A Polícia Judiciária deteve neste domingo um homem que é suspeito de ter ateado um fogo junto a Oliveira do Hospital na última sexta-feira. O arguido, que está a ser investigado pela prática de um crime de incêndio florestal, tem 24 anose foi detido numa operação conjunta com a GNR.

Segundo a investigação, “por volta das 15:30 horas, o suspeito, usando chama direta, colocou um incêndio em zona florestal povoada com mato, silvado e pinheiros, dentro de uma vasta mancha florestal, que teria proporções mais gravosas caso não tivesse havido uma rápida intervenção de populares e dos bombeiros de Oliveira do Hospital”.

Em comunicado enviado neste domingo às redações a Diretoria do Centro da Polícia Judiciária esclareceu que o episódio trouxe riscos acrescidos e não apenas para a floresta: “A atuação do suspeito colocou em perigo a integridade física e a vida de pessoas, bem como habitações e a uma vasta mancha florestal”.

A investigação da PJ vai agora continuar e a este caso poderão vir a ser juntos outros dois, é que para os investigadores é provável que o homem tenha estado por detrás de outros dois crimes praticados na mesma região.

“Existem fortes suspeitas do indivíduo em causa ser autor de outros incêndios, ocorridos este ano, na mesma zona de Oliveira do Hospital”, esclarece fonte oficial.

Para a tese dos investigadores contribui o facto de o homem ter já antecedentes criminais por crimes da mesma natureza – facto que terá contribuido para que lhe tenha sido determinada a medida de coação mais gravosa. O detido, que foi presente a primeiro interrogatório judicial ao Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, ficou em prisão preventiva.