Fogo de artifício. PSP fiscaliza festas e eventos de verão durante o mês de agosto

Medida visa controlar a utilização de substâncias explosivas

A Polícia de Segurança Pública vai fiscalizar a partir de amanhã vários eventos onde sejam utilizados foguetes, fogos de artifício ou outro material pirotécnico, no âmbito da operação "FOCUS" 2019. As ações acontecem até ao final de agosto. A operação tem como objetivo aumentar o sentimento de segurança e alertar para os perigos na utilização incorreta de artigos de pirotecnia.

As ações da PSP vão realizar-se em festas e espetáculos de norte a sul, relacionados com celebrações municipais. A medida foi tomada para travar o crescente número de sinistros da área da pirotecnia.

Entre os anos de 2015 e 2018 foram registados 35 acidentes e 17 mortos. E este ano foi já registado um morto.
O Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional da PSP e Comandos de Polícia recomenda, em nota enviada às redações, que sejam cumpridas todas as normas legais previstas na utilização de artigos de pirotecnia e fogo-de-artíficio.

Aconselham ainda a que sejam respeitadas as distâncias de segurança dos locais de lançamento, as intruções de funcionamento e que não se toque em artigos que não estejam totalmente extintos.