Lula da Silva vai ser transferido para São Paulo

A Polícia Federal conta que, diariamente, as forças de segurança têm de agir de forma permanente para evitar “confrontos entre grupos antagónicos” e que as instalações em Curitiba são limitadas para reclusos que cumpram penas mais longas. 

Lula da Silva vai ser transferido para uma prisão em São Paulo. A juíza Carolina Lebbos decidiu atender ao pedido da Polícia Federal do Paraná e autorizou a transferência de Lula da Silva. O ex-presidente brasileiro encontra-se atualmente numa cadeia da Polícia Federal em Curitiba.

A decisão foi publicada ao início da tarde desta quarta-feira, no sistema da Justiça Federal do Paraná. A juíza afirma que deve ser o estado de São Paulo a decidir onde Lula deve cumprir o resto da sua pena.

O pedido de transferência foi realizado pela Polícia Federal do Paraná, visto a detenção de Lula obrigar a várias exigências diárias por parte das autoridades. A Polícia Federal conta que, diariamente, os guardas prisionais têm de agir de forma permanente para evitar "confrontos entre grupos antagónicos" e que as instalações em Curitiba são limitadas para reclusos que cumpram penas mais longas. 

Ainda não foi definido quando é que a transferência será realizada. Lula está a cumprir uma pena de oito anos e dez meses, depois de ter sido condenado no caso do triplex em Guarujá, que faz parte da Operação Lava Jato.