11 anos de prisão para homem detido por crimes de burla e falsificação de documentos

O homem atuava em grupo com mais elementos

A Guarda Nacional Repúblicana (GNR) deteve, na sexta-feira, um homem de 45 anos pela prática dos crimes de burla e falsificação de documentos, em Esposende, distrito de Braga.

Em comunicado às redações, a GNR acrescenta que a detenção surgiu no cumprimento de um mandado, onde foram ainda identicados quatro suspeitos, três do sexo masculino e um do feminino, entre os 14 e os 21 anos, "que se presume que se dediquem de forma continuada à prática de crimes de burla e falsificação de documentos."

Segundo a mesma fonte, "o grupo adquiria, com cheques falsos, viaturas a particulares em vários pontos do país, que se encontravam à venda em plataformas 'online' de compra e venda de bens."

No seguimento das diligências policiais foi realizada uma busca domiciliária, onde foram apreendidos um selo branco carimbos para inscrições em cheques, material de corte e medição de papel e impressoras, 11 telemóveis e 4.010 euros. Foram ainda apreendidos materiais relacionados com a compra de viaturas em Aveiro e no Algarve.

Durante a operação, foi recuperado também um carro, no valor de 14 mil euros, que foi adquirido através de burla e falsificação de documentos, há cerca de um ano, em Viana do Castelo.

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Custóias, para cumprimento de 11 anos de prisão.