Bloco. “Decretar requisição civil a pedido das entidades empregadoras é um erro e uma limitação ao direito à greve”

Coordenadora do Bloco de Esquerda criticou decisão do Governo e diz que requisição civil “não ajuda nada a resolver o problema”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, não poderia ter sido mais clara nas críticas ao Governo sobre a decisão de impor uma requisição civil aos motoristas, mesmo que esta seja parcial e modelada. " Decretar uma requisição civil a pedido das entidades empregadoras é um erro uma limitação ao direito de greve", avisou a dirigente do Bloco de Esquerda esta terça-feira, na Tocha, à margem de uma visita Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais.

Para Catarina Martins a solução não passa por uma requisição civil, mas sim pela resolução do problema de fundo: os "horários de trabalho absolutamente selvagens neste setor", além de uma "fuga generalizada às contribuições à Segurança Social". Por isso, Catarina Martins deixou claro que é necessário " este é o tempo das negociações para um contrato coletivo de trabalho que respeite os trabalhadores e seja respeitado pelas entidades empregadoras”. Mais, é necessário colocar um ponto final na "escalada de provocações" e o Executivo socialista não se deve ficar apenas por apelos consensos e entendimentos.[O Governo] deve exigir a todas as partes [que] se sentem em negociações sem pré-condições", defendeu Catarina Martins.