TVI. Ações da Cofina e da Media Capital voltam hoje a ser negociadas

Títulos foram suspensos pela CMVM assim que soube haveria interesse nesta compra. 

A partir de hoje, as ações da Media Capital e da Cofina voltam a negociar em bolsa. A decisão de levantar a suspensão da negociação foi revelada no final do dia de sexta-feira pelo conselho de administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de a empresa dona do Correio da Manhã ter revelado que está a negociar com a Prisa a aquisição da Vertix, que detém 94,69% do capital social da Media Capital, admitindo ainda lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o grupo.

A 14 de agosto, o regulador decidiu suspender a negociação dos títulos das duas empresas, “aguardando a divulgação de informação relevante ao mercado”, depois de ter sido avançado que o dono da Cofina, Paulo Fernandes, tinha decidido entrar em negociações para a compra da TVI à espanhola Prisa. Nesse mesmo dia, horas depois da suspensão da negociação das ações pela CMVM, a Cofina anunciou estar a negociar com a Prisa a aquisição da participação desta na Media Capital. No dia seguinte foi a vez do grupo espanhol confirmar que mantinha negociações em regime de exclusividade com a Cofina sobre a eventual venda da dona da TVI. 

A Cofina indicou ainda que se encontra “atualmente a rever documentação relativa à Vertix para, em conjunto com a Prisa, concretizar definitivamente o objeto do negócio e, correspondentemente, a respetiva avaliação” e que as negociações em regime de exclusividade vão vigorar durante um período de 30 dias, podendo, no entanto, o prazo ser prorrogado por vontade das partes. E tendo, em conta a reduzida liquidez das ações do grupo, a empresa “antecipa que, caso venha a ser anunciada uma OPA sobre a Media Capital, a CMVM designe um auditor independente para fixar a respetiva contrapartida”.

Esse interesse já tinha sido divulgado em março pelo SOL ao revelar que grupo espanhol estava em fase de conclusão de um acordo de princípios com um grupo de investidores com ligações aos media em Portugal. Uma operação que rondaria os 315 milhões de euros. 

O i sabe que a Cofina terá decidido avançar após a saída de Rosa Cullell da direção executiva da Prisa. Ao que o i apurou, o negócio a avançar poderá ter problemas junto da Autoridade da Concorrência, principalmente na televisão. Ainda assim, fonte ligada ao processo garantiu que “o share de audiências da TVI e da CMTV juntas são inferiores à da SIC generalista”. 

Depois de ter adquirido a Media Capital em 2005, o grupo espanhol chegou a ter um acordo fechado com a Altice, em julho de 2017, para a venda da dona da TVI por cerca de 440 milhões de euros, mas o negócio acabou por esbarrar na demora das autorizações necessárias da Concorrência e de outras entidades reguladoras.

Recorde-se que, a Media Capital fechou o primeiro semestre com lucros de 5,9 milhões de euros, uma quebra de 44% face ao período homólogo. Já a Cofina apresentou lucros de três milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 14,1% face a igual período de 2018.