Martinho da Vila gostaria de ver Lula fora da prisão e fora da política

O sambista já visitou Lula da Silva na prisão de Curitiba

“Gostaria de ver o Lula [da Silva] solto. Porque ele não merece estar preso. É um preso político, o motivo da prisão dele já foi cumprido então não tem por que estar preso. Gostaria de vê-lo fora da política, como uma referência”. As palavras são de Martinho da Vila, em entrevista à Lusa, em Salvador, onde defendeu que o antigo presidente brasileiro deve ser libertado.

“Com o Lula todo mundo sonhou ‘poxa, meu filho também pode ser Presidente, pode chegar lá’. É isto que eu espero, que ele seja solto e [tenha] sua dignidade restituída (…). Se ele abandonasse a política e pudesse ver a coisa de outra forma, as pessoas que não gostam dele por causa da política iriam pensar de outra maneira”.

Martinho da Silva é amigo de Lula da Silva, que já visitou na prisão de Curitiba. Depois de uma dessas visitas, em agosto do ano passado, o sambista deixou uma mensagem de apoio ao antigo dirigente brasileiro e partilhou as suas impressões. "Ele disse que enquanto não provar a sua inocência não troca a liberdade pela dignidade", afirmou Martinho da Vila.

Há um ano, Lula da Silva tinha acabado de oficializar a sua candidatura às eleições de outubro, encabeçando a lista do Partido dos Trabalhadores. A candidatura foi recusada pelo Tribunal Superior Eleitoral e Fernando Haddad acabou por substituir o antigo dirigente na corrida contra Bolsonaro, vencedor das eleições e atual presidente brasileiro.