Finanças “travam” compra de novas ambulâncias do INEM

Ministério de Centeno não autorizou a aplicação do dinheiro

O INEM previa comprar 75 novas ambulâncias, este ano, para equipar os postos de emergência médica, mas o Ministério das Finanças não autorizou o uso do dinheiro necessário, apesar de a verba ser do próprio instituto.

Os novos veículos eram destinados à renovação da frota de ambulâncias afetas aos corpos de bombeiros e a delegações da Cruz Vermelha, que compõem os postos de emergência médica, segundo documentos citados pela agência Lusa.

O plano de renovação da frota foi apresentado em 2017 e invocava a "absoluta necessidade” de novas ambulâncias, quer pela antiguidade das já existentes em serviço quer pelo número de veículos indisponíveis devido a avarias mecânicas.

Na altura, segundo os documentos a que a agência Lusa teve acesso, o então secretário de Estado Adjunto e da Saúde Fernando Araújo deu o seu aval à renovação, e em 2018 foram renovadas 75 ambulâncias dos postos de emergência, ainda entregues pelo anterior ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes. 

Ora, para este ano, estava prevista a aquisição de outras 75 ambulâncias e o INEM teve de submeter ao Ministério das Finanças um pedido de autorização para recorrer aos saldos de gerência do instituto de anos anteriores, num montante a rondar os cinco milhões de euros. Sendo que só foi autorizado o uso de um milhão de euros.