186 pessoas afetadas pela listeriose

O surto que começou a 15 de agosto já fez duas vítimas mortais.

O surto de listeriose em Espanha já afetou 186 pessoas, das quais 99 estão hospitalizadas, anunciaram as autoridades espanholas esta sexta-feira. 31 mulheres grávidas estão entre as pessoas hospitalizadas. 

O surto que começou a 15 de agosto já fez duas vítimas mortais. Uma idosa de 90 anos acabou por não resistir aos sintomas da infeção e morreu e um homem de 72 anos, que tinha uma doença oncológica terminal, faleceu depois de ter apanhado o surto. A segunda morte ainda está a ser analisada, para compreender até que ponto a bactéria levou à morte do idoso. 

A gordura de porco frita, o lombo de Jerez, lombo com pimentão, e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca "La Mechá" são alguns dos produtos que estão infetados pela bactéria 'Listeria monocytogenes' e foram distribuídos em toda a região de Andaluzia e em Madrid. Vários testes a outros produtos da marca estão a ser analisados pela Direção Geral de Saúde Pública para compreender se existem outros embalados que possam colocar a vida dos consumidores em risco. 

O Ministério da Saúde espanhol já veio pedir à população para não comprar produtos de carne embalada desta marca, de modo a evitar a propagação da doença e pediu a quem os consumiu recentemente e tem algum dos sintomas para consultar uma instituição de saúde e averiguar se foi contaminado. Os sintomas da doneça podem ser  febre, calafrios, dores musculares, enjoo, vómitos e diarreia.

Os produtos de "La Mecha" não são comercializados em Portugal, segundo um comunicado da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, lançado na quarta-feira.