G7 aprova pacote de emergência de 18 milhões de euros para a Amazónia

 A medida foi anunciada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron e o Presidente do Chile, Sebástian Piñera, esta segunda-feira, no último dia do encontro entre as sete maiores economias do mundo.

Os países do G7 aprovaram um pacote de emergência, no valor de 20 milhões de dólares (18 milhões de euros), para ajudar os países a combater os incêndios na Amazónia. A medida foi anunciada pelo Presidente francês, Emmanuel Macron e o Presidente do Chile, Sebástian Piñera, esta segunda-feira, no último dia do encontro entre as sete maiores economias do mundo, em Biarrtz, França.

Macron adiantou que a medida foi apoiada pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embora este não tenha comparecido na sessão de trabalho sobre o ambiente. Macron disse que a Amazónia representa os "pulmões" do planeta e que os líderes do G7 estavam também a ponderar a possibilidade de providenciar o mesmo tipo de ajuda a países africanos, que também estão a sofrer incêndios nas suas florestas. 

O anúncio veio depois de uma sessão sobre o clima, oceanos e biodiversidade, que incluiu vários países que não são membros do clube exclusivo. Os satélites registaram mais de 41 mil incêndios na Amazónia desde o início do ano – mais de metade só este mês.