Sindicato XXI e PSA/Laborsines chegam a acordo e dá-se por terminado o conflito laboral

As partes falam de “um ponto de equilíbrio considerado vantajoso para todos”.

Depois de um longo período de conflito laboral, o Sindicato XXI e a empresa PSA/Laborsines chegaram esta terça-feira a acordo relativamente às novas tabelas salariais e à progressão na carreira dos operadores portuários e técnicos de engenharia no Terminal de Contentores do Porto de Sines.

Este conflito laboral termina assim após várias paralisações nos últimos tempos. A última começou no passado dia 12 de agosto e acabou por ser suspensa dias mais tarde por forma a retomar as negociações.

O sindicato recusava-se a assinar “o aumento automático de 7% ao ano”, ao passo que a empresa PSA Sines exigia "uma série de regras e de alterações, caso aplicasse as novas tabelas salariais”. Para combater isso, o último recurso utilizado pelo sindicato foi a greve às últimas três horas de cada turno.

Num comunicado conjunto emitido pelas duas entidades pode ler-se que  a “conclusão do processo negocial para a implementação de um acordo que contempla novas tabelas salariais e de progressão de carreira para operadores portuários e técnicos de engenharia" foi anunciada esta terça-feira.

Nesse mesmo documento, referem que este novo acordo provem da “preocupação extrema de ambas as partes em obter compromissos que permitam que o Terminal XXI [contentores] cresça de modo sustentável”. O acordo irá abranger cerca de 90% dos colaboradores do Terminal de Contentores.

O sindicato e a empresa concessionária do Terminal XXI indicam que chegaram a "um ponto de equilíbrio considerado vantajoso para todos.”

No comunicado referem que existirá um “incremento salarial médio de 7% mais inflação”, tal como o “esforço adicional de manter os 20 colaboradores cujo contrato não iria ser renovado” no final deste mês.

Ambas as estruturas “reconhecem a eventual necessidade de efetuar novos ajustes de estrutura no futuro”, que poderá levar a uma redução ou aumento do número de colaboradores, consoante o cenário verificado.

Este acordo entre as duas entidades foi alcançado após a realização de um plenário de trabalhadores, no último fim de semana. Aí foi aprovado por maioria a última versão do acordo entre o Sindicato XXI e a PSA/Laborsines e as novas tabelas salariais.