Sociedade

Papa Francisco nomeia D. José Tolentino Mendonça como cardeal

Arcebispo madeirense vai tornar-se no sexto cardeal português do século XXI

DR  


O Papa Francisco anunciou este domingo no Vaticano a criação, como cardeal, do arcebispo português D. José Tolentino Mendonça, avança a agência Ecclesia.

O nome do arcebispo português, de 53 anos, que atualmente é bibliotecário e arquivista da Santa Sé, foi o segundo a ser anunciado pelo Papa, numa lista da qual fazem parte 13 nomes.

“No próximo dia 5 de outubro vou presidir um Consistório para a nomeação de 10 novos cardeais, cuja proveniência exprime a vocação missionária da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra”, disse o Papa.

Segundo a Ecclesia, o arcebispo madeirense vai tornar-se no sexto cardeal português do século XXI e o terceiro a ser designado pelo Papa Francisco.

Toletino Medonça passará a ser o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício, a seguir a D. Dieudonné Nzapalainga, cardeal da República Centro-Africana, de 52 anos, e vai juntar-se a D. José Saraiva Martins, D. Manuel Monteiro de Castro, D. Manuel Clemente e D. António Marto.

O arcebispo ocupa atualmente o cargo de vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.