Temperaturas elevadas. Vinte e um concelhos apresentam risco máximo de incêndio

Santarém registará uma máxima de 38ºC.

Faro, Viseu, Santarém, Portalegre, Castelo Branco e Bragança são os distritos com concelhos que, esta segunda-feira, apresentam um risco máximo de incêndio. A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sendo que são os concelhos de Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro), Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão (Castelo Branco), Gavião e Nisa (Portalegre), Mação e Sardoal (Santarém), Vimioso e Vinhais (Bragança) que se encontram em perigo. 

Sublinhe-se que o risco de incêndio determinado pelo IPMA apresenta cinco níveis, entre o reduzido e o máximo. Os cálculos para a atribuição desta categoria são calculados através da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação existentes nas 24 horas anteriores. É de realçar igualmente que, devido ao tempo quente, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Beja entre as 12h de hoje e as 20h de quarta-feira: este aviso revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

É de realçar também que o IPMA prevê, para esta segunda-feira, no continente, "céu geralmente limpo e vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste no litoral Norte e Centro durante a tarde e sendo em geral fraco predominando do quadrante oeste na região Sul". Por outro lado, nas terras altas, registar-se-á vento fraco a moderado do "quadrante leste, soprando por vezes forte no Norte e Centro até final da manhã e a partir do final da tarde" como é possível ler num comunicado enviado às redações.

As temperaturas vão oscilar entre os 12ºC, em Bragança, os 23ºC em Portalegre e as máximas entre os 28ºC em Aveiro e 38ºC em Santarém.