Internacional

Bebé nasce 117 dias depois de mãe entrar em morte cerebral

Criança está a ser amamentada pela tia

Uma mulher, de 27 anos, em morte cerebral há 117 dias deu à luz uma bebé saudável na cidade de Brno, na República Checa.

O anúncio foi feito pela equipa médica que acompanhou o caso, esta segunda-feira, revelando ainda que a criança nasceu ao fim de 34 semanas de gestação com 2,3 quilos. Depois da cesariana, o sistema de suporte à vida da progenitora foi desligado.

Roman Gal, anestesista do hospital, explicou que a menina é “um dos bebés mais pesados ​​e desenvolvidos nascidos de uma mãe em morte cerebral”. A bebé está agora a ser amamentada pela tia, que também foi mãe recentemente.

A mulher estava grávida de 16 semanas quando sofreu uma hemorragia cerebral. Para que a gestação pudesse continuar, a mãe foi ligada às máquinas para manter o funcionamento dos pulmões, coração e rins, enquanto a família e a equipa médica comunicavam com o feto para que este recebesse estímulos semelhantes aos que teria numa gravidez normal.

Na mesma clínica, em 2016, também nasceu um bebé enquanto a mãe se encontrava em coma na sequência de um acidente de viação. O bebé nasceu de cesariana e a mãe acordou poucos dias depois.

Recorde-se que recentemente, em Portugal, nasceu Salvador. A mãe, a canoísta Catarina Sequeira, estava em morte cerebral há 99 dias.