Gasóleo sobe de preço, gasolina desce

No entanto, a evolução dos custos depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona.

O preço do gasóleo simples deverá subir 0,5 cêntimos por litro, passando a custar 1,340 euros. Já o preço da gasolina deverá descer 0,5 cêntimos para um preço médio de 1,477 euros por litro, registando o valor mais baixo desde a semana de 18 de março.

No entanto, a evolução dos custos depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona.

Mas a verdade é que os dados não são animadores. O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

Truques 

Com os preços dos combustíveis a subirem, nada melhor do que seguir algumas regras de ouro que podem fazer toda a diferença no momento em que está a abastecer o seu veículo. Além de analisar o valor –  analise as várias ofertas para conseguir abastecer num sítio mais económico – deve escolher a altura certa para o fazer. O ideal é ser de manhã cedo ou à noite, pois são consideradas as melhoras alturas já que a temperatura está mais fresca. Ou seja, o combustível está mais denso e como paga por cada litro de gasolina estará a abastecer mais e a pagar menos.

Por outro lado, controle a velocidade. A explicação é simples: se conduz a alta velocidade o seu carro consome combustível mais rapidamente. Desta forma, opte por conduzir mais devagar para poupar. E tenha a manutenção em dia, pois terá uma performance mais eficaz com consumos menores.

Tenha  também em atenção o uso do ar condicionado – não esteja constantemente a ligar e a desligar o ar, pois isso consome mais combustível – e sempre que possível prefira locais com sombra, uma vez que, estacionar ao sol favorece a evaporação do combustível.