Crédito à habitação. Bancos deram 967 milhões em julho

Trata-se de um aumento de quase 14% face ao mês anterior e o valor mensal mais elevado desde junho do ano passado.

Os bancos continuam a aumentar a concessão de crédito para a compra de casa. Só em julho, as novas operações de crédito à habitação totalizaram 967 milhões de euros, revelou o Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um aumento de quase 14% face ao mês anterior e o valor mensal mais elevado desde junho do ano passado.

Este é também o valor mais alto desde que o regulador impôs um travão à concessão de crédito, precisamente em junho de 2018.

De acordo com os dados do BdP, a banca concedeu, desde o início do ano, um total de 5.898 milhões de euros em crédito à habitação, o que representa uma subida de 3,6% face a igual período do ano passado. Este é um máximo desde 2010, ano em que, nos primeiros sete meses, a banca tinha concedido mais de 6 mil milhões para a compra de casa.

Os novos recordes surgem um ano depois de terem entrado em vigor as novas recomendações do BdP que têm como objetivo limitar a concessão de crédito por parte das instituições financeiras de forma a que as famílias apenas gastem metade do seu rendimento com empréstimos bancários e também que os bancos não assumam riscos excessivos nos novos créditos, garantindo que os clientes tenham capacidade de pagar as dívidas. 

Estas limitações surgiram depois de o Banco de Portugal ter admitido em junho passado, no Relatório de Estabilidade Financeira, que há “alguns sinais” de sobrevalorização dos preços do imobiliário, embora limitados. Para já, estas regras são apenas uma recomendação – ainda que os bancos que não as cumpram tenham de se explicar –, mas o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, avisou no parlamento que, se os bancos não as respeitarem, poderão passar de recomendações a ordens vinculativas.